APRIMORE SEU NEGÓCIO
Assistência personalizada para seu sucesso

Gerenciamento Financeiro

A Gestão Financeira compreende o registro e análise de todas as informações relacionadas ao uso de dinheiro nas operações da empresa, quer seja compras, produção, execução de serviços, despesas em geral, recebimentos, investimentos, retirada de lucro etc.
A primeira condição a ser atendida para se ter um gerenciamento financeiro eficiente é a organização, ou seja, o preparo para que todas as informações sejam conhecidas e estejam a disposição sempre que necessárias para a análise.
O termo “controle” é um elemento da Gestão Financeira e, mesmo dando trabalho exerce-lo cotidianamente, é imprescindível, uma vez que possibilitará ao empresário obter o domínio da situação financeira da empresa.
É importante que todos os valores de pagamento e de recebimento sejam registrados pela empresa.Essas informações irão auxiliar em tomadas de decisão futuras.
Para o Gerenciamento Financeiro de uma empresa pode-se utilizar recursos da informática, computadores, planilhas, programas, etc, que contribuem em muito com a agilização, mas também podem ser utilizados controles mais simplificados, elaborados manualmente em cadernos, agendas. O importante é que em ambos os casos os controles sejam utilizados para análise do negócio.
O Caixa, isto é, os controle de recebimentos e pagamentos, é um dos focos do gerenciamento financeiro e precisa ser analisado em dois momentos, que são:
• Realizado – A cada dia deve-se saber quanto entrou e quanto saiu de dinheiro, o que provocou a falta ou a sobra de recursos, o que foi feito para resolver a falta de recursos e também qual o planejamento elaborado para as possíveis sobras. O resultado de cada dia deve ser somado dia a dia, para que se tenha a situação semanal, quinzenal, mensal, trimestral, anual, etc..
• Previsto – É a situação de caixa que está por acontecer, por exemplo, de amanhã até o período que se quiser. Isto é chamado de Fluxo de Caixa e contempla os recebimentos e pagamentos previstos, inclusive também com previsão de vendas e de novas compras. Antever a situação de Caixa é muito útil, para pensar ações necessárias e assim ter sempre melhores resultados.
O Lucro, objetivo de todas as empresas, é também conhecido quando se tem o gerenciamento financeiro. Quanto mais eficiente o gerenciamento, mas preciso será o valor do Lucro apurado.
Para saber o Lucro, é preciso controle das vendas, dos estoques, e das despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Uma recomendação é que no caso das despesas fixas seja utilizado o valor médio mensal, ou seja, o valor total de cada ano em relação ao meses de atividade em cada ano.
As despesas fixas normalmente são aquelas que a empresa tem que pagar independentemente das vendas, por exemplo, aluguel, telefone, contador, salário do proprietário (pro labore), provisões (13º. salário, férias, manutenções, etc).
O Lucro de qualquer empresa, por conta das próprias operações, via de regra está nos estoques, nas contas a receber e até mesmo em investimentos já realizados. O gerenciamento financeiro permite sempre identificar quando o lucro estará disponível no caixa.
Cuide de sempre receber as vendas realizadas, pois a inadimplência representa parte do lucro que poderá não estar à disposição da empresa.
Cuide de evitar perda de mercadoria, matéria-prima, materiais em estoque, pois também significam perda de lucro.
Tenha um bom planejamento de compras e gestão dos estoques para evitar que o lucro fique nos itens que não serão comercializados.
Tenha rigor ao estabelecer o salário que o dono receberá (pro labore) e a disciplina de cumprir o que foi determinado. Muitos negócios têm problemas financeiros e estes muitas vezes estão relacionados com as necessidades financeiras de seus proprietários.
O gerenciamento financeiro consiste também na apuração, no acompanhamento e na administração dos custos dos produtos vendidos e dos serviços prestados. Tenha sempre o objetivo de reduzir esses custos, sem perder qualidade e eficiência, pois assim estará melhorando as margens de ganho.
O conhecimento da realidade financeira permite mais domínio no momento de estabelecer o Preço de Venda, e até mesmo de planejar melhor esses valores em situações de elevada concorrência.
A análise freqüente do negócio servirá para mostrar o que está acontecendo de bom ou de ruim, assim como para a elaboração de estratégias que visem melhores resultados.
Concluindo: “Se você planejou resultados para o negócio, certamente terá curiosidade de saber ao menos se o que foi planejado aconteceu, essa curiosidade sobre os resultados vai levá-lo aos controles e ao gerenciamento financeiro, portanto quanto mais curiosidade, mais ações de controles existirão na empresa”
Bons controles certamente culminam em bons lucros !!

Tecnologia do Google TradutorTradutor